segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hélio Santos: 50 anos revelando o Aracati


Imagine uma obra traduzindo uma vida inteira dedicada a revelar as cores e formas da cidade natal.  Assim é a obra de Hélio dos Santos Barros, Hélio Santos, que ao longo de 50 anos de atividade artística se dedicou a retratar as belezas naturais e arquitetônicas da cidade de Aracati.
Na obra de Hélio Santos há muito de encantamento e ativismo, pois ao passo que imprime sobre tela as cores e formas de sua cidade, também apresenta-nos seu protesto ao resgatar imagens adormecidas pela depredação que fizeram sucumbir exemplares do importante acervo arquitetônico do período colonial no Ceará.
A representação plástica da cidade de Aracati, na paleta de Hélio Santos, traz consigo uma poesia que se faz perceber na harmonia das cores e no detalhamento das formas e pela presença de um céu sempre esplendoroso. Seriam intervenções dialógicas entre os fazeres do Mestre Hélio? Há muito conhecido como Hélio dos "santos" dado ao exercício de restaurador de imagens e painéis sacros, não seria o céu por traz de cada casarão a representação da religiosidade do povo aracatiense? Inferências à parte é certo que a cidade de Aracati está impregnada da obra de Hélio ou seria o próprio artista impregnado de sua cidade? Na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres encontra-se um exemplar de sua obra num painel situado no altar-principal; sem falar nas inúmeras bandeiras para as celebrações e ritos religiosos presentes no misticismo do povo aracatiense.

Arte que revela, que retrata, que festeja.


Na década de 1980, tem início sua trajetória como painelista para encenações teatrais a exemplo da peça a Paixão de Cristo inicialmente encenada pelo Grupo Frente Jovem e posteriormente assimilada pelo Grupo Cenas de Aracati. Em 1994 ingressa em novo segmento, o das técnicas de animação para teatro, especificamente com a peça O Boi e o Burro no Caminho de Belém em parceria com o Grupo Lua Cheia o artista instaura um novo momento em sua carreira a de "bonequeiro". Como um "Gepeto" que criava bonecos de pinho dos quais fez nascer Pinóquio, tamanho seu desejo que a obra ganhasse vida, Hélio fez nascer mais de uma centena de bonecos e todos ganharam vida e espaço nas avenidas de Aracati no período carnavalesco e pelas cidades e capital do estado em importantes eventos culturais.


Hélio Santos: 50 anos expondo o Aracati é uma homenagem do Instituto do Museu Jaguaribano ao conjunto da obra deste importante artista plástico, restaurador e bonequeiro. O acervo em exposição é de propriedade de particulares amigos e apreciadores do artista, e configura-se em oportunidade única para admirar o conjunto de sua obra.

Hélio Santos: 50 anos expondo o Aracati.

8 de out. a 8 de nov. de 2010
Instituto do Museu Jaguaribano
Rua Cel. Alexanzito, 743. Centro Histórico de Aracati
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário